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PORTO DE AVEIRO
Novo Conselho de Administração inicia funções

A 16 de Abril iniciou funções o novo Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A).
Presidido por Fátima Lopes Alves, integra, como administradores, Isabel Moura Ramos, Nuno Marques Pereira e Helder Vale Nogueira.
O novo Conselho de Administração passa a presidir também aos destinos do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.).

Fátima Lopes Alves é licenciada em Planeamento Regional e Urbano (1995) pela Universidade de Aveiro, fez mestrado em Planeamento e Projeto do Ambiente Urbano (1998) concluído na Faculdade de Engenharia e Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, doutoramento em Ciências Aplicadas ao Ambiente com dissertação intitulada “Gestão Sustentável da Zona Costeira – contributos para um modelo de avaliação” (2006), e agregação em Ciências e Engenharia do Ambiente (2016), ambos na Universidade de Aveiro.
Desde 1993 que exerce funções no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, onde foi Colaboradora, Bolseira de Investigação, Monitora, Assistente Convidada (2003-2006), Professora Auxiliar Convidada (2006-2011), Professora Auxiliar (2012-2016) e onde é, desde 2017, Professora Auxiliar com Agregação.

Nas áreas do planeamento estratégico e ambiental e da gestão das zonas costeiras e marinhas tem experiência em estudos, em coordenação de instrumentos de planeamento estratégico, de gestão e desenvolvimento territorial, de âmbito local, regional e nacional, que exigem trabalho multidisciplinar, cooperação com diversas entidades e visão global do território e da estratégia de intervenção futura. Nesta matéria refira-se, por exemplo, os trabalhos desenvolvidos no Planeamento Estratégico e Ambiental na Ria de Aveiro - SECURia (2005/06), na Sociedade POLIS Litoral Ria de Aveiro (2009/10), no Plano de Ordenamento do Espaço Marítimo (2008/10) e na Avaliação Ambiental Estratégica do PSOEM (2017/19).

A nível internacional refiram-se as funções de coordenadora institucional das equipas da Universidade de Aveiro em projetos Europeus de ordenamento e gestão do espaço marítimo, como o TPEA (2012/14) e o SIMNORAT (2017/19).
Atualmente é coordenadora nacional (National Hub - Portugal) para o Mecanismo de Assistência ao Plano de Ação da Estratégia do Atlântico, para a Comissão Europeia - DG MARE (2018/20).

No que reporta às temáticas do ordenamento do espaço marítimo e do ordenamento e gestão das zonas costeiras, tem diversas publicações em livros e revistas científicas, participações em vários projetos de investigação e consultoria, destacando-se, igualmente, as participações e intervenções como oradora em inúmeras conferências e fóruns de discussão.
Isabel Moura Ramos é licenciada em Economia, Pós-graduada em Gestão de Marketing, pós-graduada em Gestão de Informação (2007), pela Universidade de Aveiro. Frequentou o Programa Doutoral em Estratégia e Marketing pela Universidade de Aveiro, UM e UBI.

Isabel Moura Ramos tem desenvolvido, desde 2001, a sua atividade no setor portuário e marítimo, desempenhando funções de assessoria e coordenação como Técnica Superior na Área de Desenvolvimento de Negócios na APA – Administração do Porto de Aveiro, S.A. (2000-2014) e na APFF – Administração do Porto da Figueira da Foz, S.A. (2009-2013).

Em 2014 assumiu funções como Técnica Superior na Direção de Terminais Portuários e Logística da APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A..
Em 2015 foi eleita Diretora Executiva da Shortsea Portugal - Associação Portuguesa de Promoção do Transporte Marítimo de Curta Distância, cargo que desempenhou até 2017, altura em que ingressou no Ministério do Mar, como Assessora para o setor portuário e marítimo de Ana Paula Vitorino.

 

 

Nuno Marques Pereira é licenciado em Direito (2000) e Mestre em Direito Administrativo (2011), ambos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Tem o Curso de Formação Avançada do Programa Doutoral em Políticas Públicas (2014), pelo Departamento de Ciências Socias, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro. Fez pós-graduação em Direito do Ordenamento do Território, do Urbanismo e do Ambiente (2005), na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Tem o Curso Avançado em Gestão Pública (2006), pelo Instituto Nacional de Administração.

O seu percurso profissional inclui o desempenho de funções técnicas, de assessoria, de direção executiva, de investigação e docência e também de eleito local. Refira-se, nomeadamente o desempenho de funções como Vice-presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Formação Autárquica (CEFA), I.P. (2006-2010); Vogal Executivo do Conselho de Administração da Fundação para os Estudos e Formação Autárquica (2010-2012); Investigador no Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Locais (NEDAL) da Escola de Direito da Universidade do Minho (2012-2014); Assistente Convidado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (2014-2016); Técnico Especialista no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa (2016-2018) e Adjunto no Gabinete da Secretária de Estado Adjunta e da Cultura (desde outubro de 2018). Desde outubro de 2009 que é Vogal da Assembleia Municipal de Aveiro, e desde outubro de 2013 que é Vogal da Assembleia Intermunicipal da Região de Aveiro.

Helder Vale Nogueira é licenciado em Economia (1991) pela Universidade do Porto. Fez pós-graduação em Gestão de Marketing (1993), na Universidade de Aveiro. Tem formação complementar como Mediador de Seguros.

No capítulo profissional, Helder Vale Nogueira tem desenvolvido, desde 2011, a sua atividade na área dos Seguros, com desempenho de funções de direção e gestão, assumindo responsabilidades no âmbito do planeamento, controle e financeiro. Foi Diretor de duas delegações da Companhia de Seguros Generali, no Porto (1997-2011) e em Aveiro (2012-2015).

Desde 2017 que é Diretor-Geral da Digital Seguros, S.A., no Porto. Exerceu funções como docente na Universidade Fernando Pessoa (1995-2002) e na Universidade Católica do Porto-Business Scholl (2013-2014).
 




Data: 2019-04-16



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