FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Porto de Aveiro - Tilt Shift

Porto de Aveiro - Tilt Shift
SLIDESHOW



Janela única logística avança no Porto de Aveiro, num investimento de 5,6 ME

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, anunciou esta quarta-feira, dia 3, a instalação ainda este ano da Janela Única Logística no Porto de Aveiro, um investimento de cerca de 5,6 milhões de euros.

"Em Aveiro temos tido de facto um comportamento fantástico que tem que ser assinalado, porque é esse comportamento que interage com o que são as decisões de investimento", disse a ministra em Aveiro, na cerimónia do Dia do Porto de Aveiro.

Neste contexto, Ana Paula Vitorino anunciou a instalação da janela única logística ainda este ano, "um projeto importante em que o valor do investimento (cerca de 5,6 milhões de euros) é nada comparado com o que podem ser as mais-valias e as vantagens, quer do lado do Estado, mas principalmente do funcionamento da economia".

A Ministra do Mar deixou ao Porto de Aveiro o desafio de concretizar o plano de investimentos aprovado, para aumentar a capacidade logística e operacional e ter capacidade para receber mais e maiores navios, a implementação de novas indústrias, e também constituir o Porto de Aveiro como centro de Inovação, a nível da sustentabilidade ambiental".

Na sua intervenção, a governante disse que a economia do mar deverá ter chegado a 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018, estando confiante que atinja os 5% até 2020.

"Quando tomei posse, em 2015, o peso da economia do mar era de 2,5% e tudo indica que vou ultrapassar o objetivo que tracei de o duplicar, porque ainda não temos fechados os valores de 2018, mas tudo indica que já está nos cerca de 4,6%", salientou a ministra.

Ana Paula Vitorino lembrou que, quando traçou esse objetivo, foi encarada com ceticismo, mas que os valores já conhecidos lhe dão confiança de que ao longo do ano e de 2020 haverá tempo para ultrapassar a meta estabelecida.

"É importante porque quer dizer mais riqueza para o país, mais riqueza para os nossos trabalhadores, e quer sobretudo dizer mais criação de emprego", declarou.

Ana Paula Vitorino destacou na sua intervenção o desempenho do Porto de Aveiro: "Há aqui um prémio que se tem de atribuir ao Porto de Aveiro pelo comportamento notável, que durante o ano de 2018 teve um crescimento acima da média nacional".

A Ministra não deixou de justificar que, tanto Sines como Leixões, viram o seu desempenho influenciado pela descida da importação de combustíveis, sendo que "Sines continua com crescimentos anómalos, acima de qualquer referência, no que diz respeito à carga contentorizada".

Antes da sua intervenção a Ministra havia ouvido o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, Ribau Esteves, reclamar a gestão local para a Ria, o presidente da Câmara de Ílhavo, Fernando Caçoilo, lembrar a importância da ligação ferroviária a Vilar Formoso, o presidente da Comunidade Portuária, Nuno Pires, elogiar a "paz social que se vive" naquele porto e o presidente da Administração do Porto de Aveiro, Olinto Ravara, atribuir aos funcionários da casa os louros pelos resultados alcançados.

LUSA




Data: 2019-04-04

Artigos relacionados:




Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade