Comemorar o Dia Internacional dos Museus significa abrir o Museu ao público e partilhar com ele as várias dimensões do trabalho museológico. A programação que o Museu Marítimo de Ílhavo oferece nos dias 18, 19 e 20 de maio reafirma esse propósito e apresenta propostas inovadoras.
Além de diversas atividades de serviço educativo, entre as quais se destaca uma oficina de escrita criativa, o MMI celebra as suas coleções e a singularidade do seu património mais emblemático com a apresentação do projecto Patrimónios Sonoros Marítimos, dirigido pelo realizador Tiago Pereira. Esta forma inclusiva de descobrir novos patrimónios imateriais relacionados com a pesca do bacalhau junta-se a outras iniciativas de cultura do mar dirigidas a diversos públicos.
O principal destaque vai para a abertura da exposição de Alfredo Cunha, Uma Noite no Mar, um extraordinário trabalho de fotografia sobre a pesca da sardinha, uma faina pouco dada a abordagens épicas e cujo universo humano o MMI nunca antes abordou. A apresentação do catálogo da exposição e a apresentação de um grande livro de história cultural dos mares, de autoria de John Mack, completam uma programação suculenta.