NOTÍCIAS

CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO DO PROJECTO PLATICEMAR

5 empresas de Aveiro entre as vencedoras

Na 1ª Gala Platicemar, realizada no Hotel Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, foram anunciados os 24 vencedores finalistas do concurso ideias de negócio do projeto Platicemar que apoia e facilita o aparecimento de novas empresas de base tecnológica na economia do mar.

A Região de Aveiro inscreveu cinco finalistas entre as empresas vencedoras: Moulds Bond, R5 Marine Solutions, Natursensae, Projeto ViP e MERO.

A apresentação da gala esteve a cargo dos responsáveis das entidades que constituem o consórcio Platicemar.

Os projetos finalistas, provenientes do Porto, Região de Aveiro, Figueira da Foz, Leiria/Peniche e Sines, abrangem setores emergentes da economia do mar e promovem o empreendedorismo e a inovação com base na aplicação das TICE, capacitando as novas iniciativas empresariais e fomentando a concretização de startups.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Direção Geral de Política do Mar, Ruben Eiras, que aproveitou o momento para lançar o programa de aceleração Bluetech Accelerator, que visa desenvolver a inovação azul e empreendedorismo.

A iniciativa faz parte do programa Ocean Portugal, desenvolvido em conjunto pelo Ministério do Mar e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Ruben congratulou a iniciativa Platicemar e desafiou o projeto e seus responsáveis para participar na edição deste ano do Web Summit. “Acelerar para fazer acontecer o nosso mar é um dos lemas do Bluetech Accelerator que se aplica de forma integral ao projeto singular e colaborativo que o Platicemar representa para Portugal” afirmou Ruben na sua intervenção a fechar a gala.

Lista completa dos (24) finalistas vencedores

Porto: Sal Verde: Do Mar à Mesa Saudável, CyanoCare, TOPAME, VeganMar;

Região de Aveiro: Moulds Bond, R5 Marine Solutions, Natursensae, Projeto ViP e MERO;

Figueira da Foz: Ocean Scanner, Undersee, AquaAll, OffShore Energy Figueira e AquaDreams;

Leiria/Peniche: IberoAlgas, Do Mar, Fishify, MARLight e Observação e Inspeção Subaquática;

Sines: Welcome to Sines, TrackBow, Centro de Talassoterapia Sines, SUBWINE e LifeFinder.

O Platicemar teve início em setembro de 2017 e tem a duração de dois anos. Integra um consórcio de cinco entidades: NERLEI (Associação Empresarial da Região de Leiria), ACIFF (Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz), INOVA-RIA (Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro), FORUM OCEANO (Associação da Economia do Mar) e SINES TECNOPOLO (Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama).