O Porto de Aveiro decidiu apoiar os operadores que enfrentam dificuldades devido ao impacto na economia global da pandemia de Covid-19.
As medidas anunciadas “têm presente que as administrações portuárias são um importante fator de desenvolvimento da economia local, regional e nacional”.
Após duas semanas em cais para avaliação do seu estado, o navio-tanque Amazonite saiu, às 6:30 horas da manhã de Domingo (dia 7 de Fevereiro), do Porto de Aveiro, com destino aos Estaleiros de Viana do Castelo. A saída decorreu com toda a segurança e contou com a intervenção dos serviços de pilotagem, da APA,S.A., dos rebocadores da Tinita e da Polícia Marítima.
A Administração do Porto de Aveiro e a empresa Neptune celebraram um contrato de concessão do espaço do antigo estaleiro naval da Ria Marine, com uma duração de 20 anos.
Esta concessão assume especial relevância para o Porto de Aveiro, materializando a sua estratégia de valorização dos territórios portuários aliada à revitalização das atividades do setor da reparação e construção naval, em particular as relacionadas com a Náutica de Recreio, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da economia azul de base local.
Divulgamos o Anúncio do Procedimento Concursal para a Atribuição das licenças de uso privativo de 64 lugares de amarração de embarcações, no Porto de Abrigo Para a Pequena Pesca.
No dia 13 de janeiro a Câmara Municipal de Ílhavo assinalou o 123.º aniversário da Restauração do Concelho de Ílhavo, celebrado, este ano, num formato online, transmitido em directo através das redes sociais do Município.
Esta sexta-feira, 22 de janeiro, pelas 06:40, o navio tanque AMAZONITE reportou ao Centro de Controle Marítimo do Porto de Aveiro ter largado o ferro por avaria na sua máquina principal.
As condições meteorológicas desfavoráveis não permitiram que, mesmo fundeado, mantivesse a localização, aproximando-se perigosamente para a entrada da barra do Porto de Aveiro.
"O futuro do Porto de Aveiro passará, seguramente, por uma aposta na diferenciação dos serviços prestados a uma vasta comunidade portuária, bem como, da capacidade de investimento para se adaptar aos desafios que atualmente se colocam ao setor portuário."
Artigo de Fátima Lopes Alves, Presidente do Conselho de Administração da APA, S.A.
O Rotary Clube de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo convidaram Fátima Alves para uma conferência sobre os “os desafios do Porto de Aveiro”.
O testemunho da Presidente da APA, S.A. nesta edição do programa "Porto de Encontro".
Trata-se de um livro que retrata a gastronomia de bordo de forma "fiel". É desta forma que a chef Patrícia Borges fala sobre a “Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau ” apresentado recentemente no Museu Marítimo de Ílhavo. Esta edição, que marca a estreia da coleção “A Nossa Mesa” , tem a sua origem no Festival Gastronomia de Bordo, um evento que surgiu em 2018 apoiado no Projeto “Territórios com História.
O navio museu Santo André já está de regresso ao cais no Jardim Oudinot e a reabertura deverá acontecer no final do segundo trimestre de 2021.
Depois dos trabalhos em doca na Navalria, num investimento de cerca de 600 mil euros, anuncia-se agora a criação de um novo percurso expositivo e uma nova zona e espaço de recepção no Jardim Oudinot.
“Os desafios do Porto de Aveiro”. O tema levou a que Rotary Club de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo promovessem uma conferência no dia 14. A palestrante, Fátima Alves, Presidente da Administração do Porto de Aveiro, deixou claro que esta infra-estrutura tem um enorme potencial: “É um porto de futuro”.
A Presidente da Administração do Porto de Aveiro espera pelos resultados do estudo técnico para a “melhoria de acessibilidades marítimas” ao Porto, para tomar decisões sobre investimentos no futuro. Fátima Alves reconhece que essa informação será determinante. Como novidade adianta que os modelos em estudo serão sujeitos a teste com Pilotos da Barra em simulador. A informação foi transmitida em declarações numa conferência de Clubes Rotários de Aveiro e Ílhavo, realizada dia 14.
Destaque ao 14.º congresso da ADFERSIT, a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes.
“Mobilidade Sustentável para Todos” foi o mote do encontro que juntou especialistas em transportes.
A Fórum Oceano sugere um trabalho integrado na promoção da região de Aveiro mesmo mantendo as diferentes estações náuticas em relação mais directa com os serviços prestados em cada um dos municípios.
António José Correia aproveitou a presença num fórum promovido pela CIRA, sobre turismo náutico, para incentivar um esforço integrado de promoção.
Em destaque, nesta emissão, a apresentação do livro «Chora e Feijão Assado: A Gastronomia de Bordo na Pesca do Bacalhau», que decorreu no Museu Marítimo de Ílhavo.
Numa organização conjunta, o Rotary Clube de Aveiro e o Rotary Club de Ílhavo convidam todos os interessados a assistir a uma palestra proferida por Fátima Alves, presidente da Administração do Porto de Aveiro, com moderação de Ivan Silva, director adjunto do Diário de Aveiro.
Alusiva ao tema “Os desafios do Porto de Aveiro”, a palestra decorre esta segunda-feira, pelas 21.30 horas, via plataforma Zoom.
A Navalria, com sede em Aveiro e participada a 100% pela Martifer, recebeu a aprovação, por parte da Comissão Europeia, do seu estaleiro de reciclagem de navios, no contexto da nova lista de estaleiros de reciclagem de navios aprovada por Bruxelas.
Segundo noticia o ‘Jornal Económico’, a Navalria – Docas, Construções e Reparações Navais passa agora, com esta luz verde comunitária, a estar apta a executar processos de reciclagem de navios no seu estaleiro de Aveiro. Recorde-se que, em Portugal, a Navalria é, actualmente, a única empresa com estaleiro apto para proceder à reciclagem de navios, de acordo com as novas directrizes da Comissão Europeia.
O projecto comunitário “O meu amor foi para o mar…” tem estreia marcada para esta quinta-feira 10 de Dezembro, no Museu Marítimo Ílhavo. Trata-se de uma peça orientada por Jonathan Margarido, adaptada de uma novela de José Geitoeira, publicada em 1955, e que envolve cerca de 70 pessoas.
A fábrica de biodiesel da Prio, sediada no Porto de Aveiro, vai passar a produzir o Eco Bunkers, um combustível verde para navios.
Este produto que visa a diminuição das emissões de CO2 e a redução do consumo, resulta da reciclagem de resíduos e vai passar a estar disponível para abastecimento em todos os portos portugueses.
A Prio Energy inaugurou os novos tanques de combustíveis construídos na sua unidade industrial localizada no Porto de Aveiro, com os combustíveis transportados pelo navio STEN BALTIC que atracou no Terminal de Granéis Líquidos.