FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 Hangar e Caldeira

Hangar e Caldeira
SLIDESHOW


DOMINGO, DIA 17

"Visita orientada Sentidos de Mar" à Algaplus, unidade local de produção de macroalgas e visita ao cais e bairro dos pescadores da Malhada.



ESTE SÁBADO, 16 DE NOVEMBRO

Sendo a tradicional seca do bacalhau ao ar livre, em Portugal, proibida, o que lhe sucedeu nas práticas que levam "aquele" bacalhau seco salgado à mesa dos portugueses? O que se deve ter em conta para escolher e apreciar o melhor bacalhau? O que acontece ao fiel amigo dos portugueses desde que desembarca dos atuais navios-fábrica do Porto Bacalhoeiro, na Gafanha da Nazaré, até que o encontramos a venda nos supermercados?

Venha saber, e provar, em detalhe nesta saborosa visita que conta também com as delícias preparadas pelo jovem talento culinário ilhavense Ricardo Marques.



VELA

Realizou-se no fim-de-semana de 26 e 27 de Outubro a mítica regata de Vigo Martin Barreiro; o CNBB esteve presente com 6 dos seus 13 atletas da equipa de laser. Esta prova em que o clube já participa há mais de 10 anos tem como objetivo fazer o arranque da época colocando os atletas do CNBB num ritmo competitivo para início da época em Portugal.



UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Aventuras, desafios e momentos que põe à prova o nível de conhecimentos. Estes são condimentos, supõe-se, inerentes a uma viagem de circum-navegação. Como não poderia deixar de ser, são, também, elementos determinantes no jogo digital comemorativo dos 500 anos da viagem de Magalhães-Elcano, em desenvolvimento na Linha Temática GEOMETRIX, do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações (CIDMA), da Universidade de Aveiro (UA).



DE 15 A 17 DE NOVEMBRO

Em 2019, o Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, é comemorado, pelo Museu Marítimo de Ílhavo, a 15, 16 e 17 de novembro, com várias iniciativas, sempre ancoradas nos temas de cultura marítima.

O destaque deste ano vai para “O Presente de César – Quem vai ao mar não voltará à terra”, uma peça do Teatro Viriato/CAEV, com encenação de Giacomo Scalisi e texto original de Sandro William Junqueira, um jantar com sobremesa de bacalhau com sabor a ficção… Os dramas vividos em família daqueles que partem para pescar um peixe em mares longínquos e os dramas daqueles que ficam. Tudo e todos unidos por um peixe: o Bacalhau.



Durante três dias, a Universidade de Aveiro (UA) vai mostrar protótipos desenvolvidos no âmbito de trabalhos de investigação e ações de apoio à realização de provas de conceito, num stand conjunto com a Comunidade Portuária de Aveiro e a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) no Fórum do Mar Business2Sea.
O evento decorre de 11 a 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega, Porto.



DE 15 A 17 DE NOVEMBRO

A Câmara Municipal de Ílhavo assinala, de 15 a 17 de novembro, o Dia Nacional do Mar com uma programação centrada na identidade do Município, espelhada no lema “O Mar por Tradição”.

A relação ancestral com o oceano e o impacto social e económico que a Pesca do Bacalhau sempre projetou no Município Ílhavo e nas suas gentes são o mote para um conjunto de iniciativas promovidas pelo Museu Marítimo de Ílhavo, das quais se destaca, pelo carácter inovador e inédito, o teatro culinário “O Presente de César. Quem vai ao mar não volta à terra”.



SÁBADO, DIA 9

É uma das mais emblemáticas celebrações religiosas ilhavenses por via da procissão náutica que a caracteriza e que se inicia no Porto Bacalhoeiro terminando na Capela da Nossa Senhora dos Navegantes, junto ao Forte da Barra. Acompanham a procissão centenas de embarcações, de diversos tamanhos e origens que variam entre as tradicionais embarcações da Ria e os modernos veleiros de lazer passando pelos rebocadores.

A procissão náutica teve origem em meados da década de 70 (século XX) pelas mãos do Padre Miguel Lencastre após uma viagem a Porto Alegre (Brasil). Antes desta faceta era sua característica a procissão levar a imagem da Santa, por terra, até ao mar.



Pensar a ferrovia e colocá-la ao serviço das empresas foi o mote do "jantar-palestra" que o Rotary Club de Aveiro promoveu.O orador, Fernando Paiva de Castro,defendeu a construção de uma linha ferroviária de Aveiro a Salamanca.



ESTA SEXTA-FEIRA

Esta visita muito especial que abre a edição de 2019 do Festival Gastronomia de Bordo - Ílhavo contará com o seu muito especial anfitrião, Fernando Fidalgo Caçoilo, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, que irá explicar a importância deste navio para o município, o porquê da sua musealização pela autarquia e os planos para o seu futuro.



A empresa concessionária dos transportes municipais vai comparticipar em um milhão de euros a compra do “ferryboat” eléctrico que a Câmara de Aveiro se prepara para juntar à frota que garante as travessias fluviais para São Jacinto. O investimento - concepção e construção da embarcação, com duração de um ano - está avaliado em 6,1 milhões de euros, com o financiamento a ser assegurado a três: a autarquia, o concessionário e fundos europeus.



A Neptune Devotion montou estaleiro em Aveiro com um negócio altamente especializado: remodela embarcações por dentro e por fora. A empresa garante que é a única especialista na arte do refit de embarcações de recreio até 55 pés em Portugal. Remodela e constrói barcos num estaleiro situado no Terminal Sul do Porto Comercial de Aveiro. Surgiu há dois anos como uma startup industrial focada numa intervenção de alto abaixo, do início ao fim.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Neste espaço da CPA, abordamos com o Director da Transportes em Revista a entrada em funções de um novo Governo.
José Monteiro Limão antevê o que poderá ser próxima legislatura no que toca ao sector portuário, as políticas prioritárias e o papel a desempenhar pelo Porto de Aveiro.



FÁBRICA DA PRIO | PORTO DE AVEIRO

Na fábrica da Prio, no Porto de Aveiro, já é feito biocombustível com 15% de incorporação de biodiesel, permitindo economias até 4% e menores emissões de 22% face ao gasóleo tradicional.



RESULTADOS CONHECIDOS NA NOITE DESTA QUARTA-FEIRA

O ECOMARE é o único projecto português finalista nos prémios RegioStars, que serão anunciados esta quarta-feira à noite numa cerimónia, a decorrer em Bruxelas, no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades.

Concorre na categoria que alia o verde, o azul e o cinzento. A infraestrutura situada em Ílhavo, Aveiro, resulta de uma parceria entre a Universidade, o porto de Aveiro, a Câmara de Ílhavo e o Oceanário de Lisboa. Combina o cinza do porto com o verde da reserva natural da Ria de Aveiro e o azul da proteção e uso sustentável dos recursos marinhos. Uma das partes visíveis e mediática é a resgate e reabilitação de animais marinhos.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Neste espaço da CPA, um destaque especial às actividades do MMI.
A19 de outubro aconteceu a 8.ª edição do Seminário Desafios do Mar, que teve como tema “Portugal e o Mar: um novo regresso”.
Estes e outros temas foram abordados na conversa mantida com Nuno Costa, director do MMI.
 



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

O espaço da CPA dá destaque à inauguração da obra de requalificação da zona de acolhimento da reserva natural de S. Jacinto.

A instalação do centro interpretativo resultou de um investimento da sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro de quase um milhão de euros.



A salmoura tem compostos que beneficiam o sistema imunitário. A descoberta é de uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) e abre as portas à utilização desta água das salinas pela indústria alimentar e farmacêutica. Para além do sal, o aproveitamento da salmoura pode dar um importante impulso à sobrevivência das salinas nacionais.



COM ÁUDIO

O Presidente da Junta da Gafanha da Nazaré deposita grandes esperanças na relação "próxima" com a administração portuária e diz que os últimos mandatos têm permitido construir bases sólidas de cooperação.
Carlos António Rocha falava sobre o arranjo da estrada marginal dos bacalhoeiros, já assumida pela 'equipa' de Fátima Alves, ao abrigo das medidas para mitigar os efeitos das alterações climáticas.



VEJA 2 ÁLBUNS NO FLICKR

Veja dois álbuns com 115 fotografias reportandoa chegada da procissão marítima de Nossa Senhora dos Navegantes ao Forte da Barra, a 15 de Setembro de 2019.





Newsletter: Subscrever | Newsletter: Cancelar | Política de Privacidade e Confidencialidade

feed
mapa
Publicidade