FacebooktweeteryoutubehistorypinSlideshare
Get flash player to play to this file
FACEBOOK
NEWSLETTER

Remover e-mail da newsleter:

DESTAQUES

Porto de Pesca Costeira | Aveiro (2) - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro em movimento #2 - VÍDEOFOTO

Porto de Aveiro | Porto de Abrigo para a Pequena Pesca (2) - VÍDEOFOTO

«Ílhavo Sea Festival 2016» no Porto de Aveiro (12) | VÍDEOFOTO

Pás Eólicas no Porto de Aveiro - VÍDEOFOTO

De Aveiro a Cacia - Imagens aéreas

“KARINA G” no Porto de Aveiro | Filmagens com drone | 1

“HC OPAL” no Porto de Aveiro | Filmagens nocturnas com drone | 4


METEO
Tempo Aveiro
LINKS

Figueira
Arquivo




FOTOS

 MERLE

MERLE
SLIDESHOW


RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para o II Festival da Sardinha da Costa Nova.

A entidade organizadora é a Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA).



ÍLHAVO

Hugo Vau vai passar pela praia da Barra, dia 26 de Julho, numa iniciativa que alerta para a poluição das praias portuguesas. O surfista que chegou a fazer o apoio aos surfistas nas ondas gigantes da Nazaré mas que já experimentou as maiores ondas do mundo dedica a sua atenção à educação ambiental.

Hugo Vau integra uma roadtrip pela costa portuguesa sob o mote “Energia do Surf by Hugo Vau”. O objetivo é sensibilizar os jovens e veraneantes para a prática de atitudes de preservação das praias nacionais.



20 DE OUTUBRO | MUSEU MARÍTIMO DE ÍLHAVO

A VII edição do Seminário Desafios do Mar Português decorre a 20 de outubro de 2018, por ocasião do 17º Aniversário da Ampliação e Remodelação do MMI. Serão parceiros deste evento a Fundação Oceano Azul e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro.



O Turismo Centro de Portugal e o Ginásio Clube Figueirense apresentaram, em conferência de imprensa realizada no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, em Ílhavo, a edição deste ano do Portugal Rowing Tour, que decorrerá em plena Ria de Aveiro, entre os dias 9 e 12 de agosto.

O Portugal Rowing Tour é um evento anual de remo de lazer, organizado desde 2008, pelo Ginásio Clube Figueirense, e que atrai a Portugal remadores de várias nacionalidades. Este ano, o Clube dos Galitos, de Aveiro, é co-organizador.



ASSOCIAÇÃO INDUSTRIAL DO DISTRITO DE AVEIRO (AIDA)

Ainda existem lugares disponíveis para integrar a visita empresarial à Feira Internacional de Maputo, de 30 Agosto a 3 Setembro.
A FACIM, de cariz multi-sectorial, é o maior evento comercial de cariz internacional integrando, este ano, a TEKTÓNICA Moçambique.



O Turismo Centro de Portugal apresentou, no Museu Marítimo de Ílhavo, a plataforma Estações Marítimas Centro de Portugal. Este é um projecto concebido para facilitar a vida aos visitantes que chegam à região pelo mar e que é também útil para os que viajam por via terrestre ou aérea.

A plataforma, desenvolvida tecnicamente pela Altice e pela Wiremaze, está disponível sob a forma de aplicativo, para Android e iPhone, e no site.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a pesca da arte xávega, de que ainda dependem pequenas comunidades piscatórias de várias praias da região de Aveiro. Os seis barcos que ainda pescam nas praias de Aveiro regressaram à faina, aos poucos, em Junho.

Nesta altura, quem chega às praias da região de Aveiro vê as tradicionais campanhas de pesca com arte xávega.



INVESTIGAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS DO AMBIENTE E DO MAR DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO

No primeiro semestre de 2018 foram registados 27 botos mortos na costa portuguesa. O número, que ultrapassa em muito os valores registados para o primeiro semestre dos anos anteriores, antevê um cenário catastrófico para a presença destes golfinhos em águas nacionais: podem desaparecer por completo em menos de 20 anos. O alerta é de uma equipa de biólogos da Universidade de Aveiro (UA) e da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (SPVS), que aponta a captura acidental em artes de pesca como a principal causa do declínio do boto em Portugal.



A V Mini Maratona Museu Marítimo de Ílhavo realiza-se no dia 11 de agosto, voltando a ligar o Museu Marítimo de Ílhavo ao Navio Museu Santo André. Inserida no programa do Festival do Bacalhau, a prova decorre à noite, num percurso de aproximadamente 10 quilómetros. Esta iniciativa cumpre objetivos sociais, revertido a sua receita a favor de uma instituição de solidariedade social do Município.



ATÉ 27 DE JULHO

O Programa Férias Divertidas - Verão no Museu Marítimo de Ílhavo decorre até 27 de julho, proporcionando momentos de aprendizagem e diversão, para crianças dos 6 aos 12 anos. As atividades são muito variadas e incluem jogos de grupo; atividades de expressão dramática, corporal e musical; oficinas de cozinha; exercícios de escrita criativa; entre outras.



PORTO DE AVEIRO

Olinto Ravara acaba de assumir a presidência do Conselho de Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) e, por inerência, a presidência do Conselho de Administração da APFF, S.A, na sequência da renúncia de João Borges. A substituição destina-se a assegurar o cargo até nova nomeação dos órgãos sociais.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para a actividade laboral no Porto de Aveiro.

Numa fase em que alguns portos nacionais voltaram a conhecer alguma agitação dos trabalhadores portuários, incluindo greves, em Aveiro, para já, os sindicatos colocam-se à margem das reivindicações, como é o caso do Sindicato 2013.



A 14 E 15 DE JULHO

No fim-de-semana de 14 e 15 de julho o Clube Náutico Boca da Barra vai realizar pela 4ª vez o seu passeio para cruzeiros à vela. Este é um evento que reúne velejadores dos vários clubes da Ria, durante dois dias, preenchidos com gastronomia local, provas de vinho e claro, muita vela.



GAFANHA DA NAZARÉ

Uma estação piloto para teste de novos sistemas de aquacultura sustentável vai ser construída no ECOMARE – Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro (UA) -, instalado na Gafanha da Nazaré (Ílhavo).

O projeto apresentado pela UA, designado AquaMMin, foi aprovado recentemente no âmbito do programa Mar 2020 e financiado num montante superior a 1,4 milhões de euros.



Moliceiro trocou apanha de moliço pelos turistas e a ria aberta pelos canais urbanos, para continuar a navegar e a puxar pela economia da região. Da morte anunciada ao desejo de uma candidatura a Património Mundial...



ÍLHAVO (COM ÁUDIO)

A segurança nas praias da região de Aveiro obrigou à “chamada” de nadadores de outros pontos do país e o alojamento acabou por exigir maior investimento das entidades que financiam a operação. O acordo foi assinado dia 21 e o responsável pela associação que gere os nadadores (ResgatÍlhavo) confirmou as dificuldades para garantir o pleno de meios.



ILHAVO

Está fechado o acordo para a segurança nas praias do concelho de Ílhavo. O Executivo Municipal aprovou o protocolo para a Vigilância e Segurança Balnear para o ano de 2018 para as praias da Barra, Costa Nova e Jardim Oudinot, formalizado entre a Câmara Municipal de Ílhavo, a Administração do Porto de Aveiro, a Associação de Concessionários de Praia da Beira Litoral e a Associação de Nadadores-Salvadores “RESGATÍLHAVO”.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, o destaque vai para um dos maiores investimentos, se não mesmo o maior de sempre, na protecção da Ria de Aveiro.

O Governo colocou em marcha a empreitada de desassoreamento da laguna, orçada em 17,6 milhões de euros e com a duração de 15 meses. O Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, esteve na cidade de Aveiro para lançar o concurso público internacional.



RÁDIO VOZ DA RIA | COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO EM FOCO

Nesta edição do espaço da CPA – Comunidade Portuária de Aveiro, destaque para a pesca lúdica e desportiva.
Aveiro ocupa um lugar de referência nacional graças, em grande medida, às condições oferecidas pela barra do Porto de Aveiro.
Em Aveiro, destaque para a praia de São Jacinto, onde existem alguns dos spot's mais referenciados do norte e centro do País.



ÍLHAVO

Escolas da Gafanha da Encarnação preparam a participação no primeiro Encontro Nacional Escola Azul, em Sines, com a representação dos Alunos Embaixadores Escola Azul, acompanhados pela coordenadora do projeto Escola Azul, pela coordenadora do Projeto Eco-Escolas no 1.º Ciclo e pela professora embaixadora Escola Azul, Ana Paula Vizinho.

A informação foi confirmada no rescaldo da entrega das primeiras bandeiras “Escola Azul” do Município de Ílhavo hasteadas na Escola Básica da Gafanha da Encarnação e Escola Básica da Costa Nova.



feed
mapa
Publicidade